sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Dia da Aviação e Dia do Aviador


Diz a mitologia que Ícaro caiu espatifado no mar Ergeu com o par de asas que seu pai, Dédalo, confeccionou com penas de gaivotas coladas com cera de abelha. Tornando realidade o sonho mitológico grego, o brasileiro Santos Dumont voou a 915m de altura nos arredores de Paris, em 1906, a bordo do 14-Bis. Foi o primeiro aparelho a levantar vôo por autopropulsão.

A profissão de aviador está esregistrada no Código Brasileiro de Ocupações (CBO), sob o número 2153l. São pilotos de aeronaves, pilotos de ensaio e vôo e instrutores de vôo. Empregados em 1.629 estabelecimentos de transporte aéreo são 11,3 mil e a remuneração média dos profissionais do ar é de R$ 7.067,85. Os dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) são de 31/12/2006.

No começo da aviação estes intrépidos profissionais contavam apenas com a coragem na conquista do ar. Hoje, altamente capacitados, entre as várias atividades que exercem está a pilotagem de aviões ou helicópteros de grande porte, para transporte de passageiros ou cargas em vôos nacionais ou internacionais. Operam aeronaves com sistemas de navegação aérea automatizados, seguindo plano de vôo pré-estabelecido e aplicando regras de tráfego aéreo e procedimentos de segurança.

História - Após dominar terras e mares, o homem quis ganhar os céus. Os gregos foram os primeiros a se preocupar com os segredos do vôo. O filósofo Arquitas de Tarento, em 400 a.C. teria idealizado uma "máquina voadora" que seria um tipo de papagaio ou pipa. Há 600 anos a.C, os chineses já empinavam suas pipas.

Leonardo Da Vinci idealizou o ornitóptero um artefato voador movido a energia humana, o helicóptero, com hélices movidas por molas e o pára-quedas. O sueco Swedeborg definiu em seus projetos o uso de elementos transversais nas asas, a concepção de um trem de aterragem e de uma coluna de comando de vôo (o manche). Todos esses equipamentos se tornariam padrão nas aeronaves que viriam a surgir

Céu fica mais perto - Em 1890, o francês Clement Ader criou uma máquina voadora a que chamou de "Éole". O engenho era propulsado por um motor a vapor e realizou pelo menos um "salto", com sucesso - atingindo a altura de 20cm sobre o solo, numa distância de 50m. Teria sido esta, segundo alguns, a primeira vez que um aparelho mais pesado do que o ar elevou-se do solo. O Primeiro salto de pára-quedas Aconteceu há 200 anos, em 22 de outubro de 1797, e foi executado pelo pioneiro aeronáutico francês André-Jacques Garnerin.

Nenhum comentário: