Escola de Educação Infantil (Jardins I ao IV) e Ensino Fundamental (1° ao 5° ano)
quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
BOAS FESTAS!
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
FÉRIAS
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
I FESTIVAL DE NATAÇÃO DA CCVG
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
SIMULADO ENA 2009
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
I FUTEBOL DE INTEGRAÇÃO ENA 2009
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
DIA DA BANDEIRA
A bandeira do Brasil foi instituída a 19 de novembro de 1889, ou seja, 4 dias depois da Proclamação da República. É o resultado de uma adaptação na tradicional Bandeira do Império Brasileiro. Neste contexto, em vez do escudo Imperial português dentro do losango amarelo, foi adicionado o círculo azul com estrelas na cor branca.
Existem normas específicas nas dimensões e proporções do desenho da Bandeira Brasileira. Ela tem o formato retangular, com um losango amarelo em fundo verde, sendo que no centro a esfera azul celeste, atravessada pela faixa branca com as palavras Ordem e Progresso em letras maiúsculas verdes. Essa faixa é oblíqua, inclinada da esquerda para direita. No círculo azul estão 27 estrelas, que retratam o céu do Rio de Janeiro, incluindo várias constelações, como, por exemplo, o Cruzeiro do Sul. As estrelas representam simbolicamente os 26 Estados e o Distrito Federal. A única estrela que fica na parte superior do círculo representa o estado do Pará.
A Bandeira Nacional é hasteada de manhã e recolhida na parte da tarde. Ela não pode ficar exposta à noite, a não ser que esteja bem iluminada. É obrigatório o seu hasteamento em órgãos públicos (escolas, ministérios, secretarias de governo, repartições públicas) em dias de festa ou de luto nacional. Nos edifícios do governo, ela é hasteada todos os dias. Também é exposta em situações em que o Brasil é representado diante de outros países como, por exemplo, em congressos internacionais e encontros de governos.
O dia 19 de Novembro é comemorado, em todo o território nacional, como o Dia da Bandeira. Nesta data ocorrem comemorações cívicas, acompanhadas do Hino à Bandeira
Curiosidade: As quatro cores da Bandeira Nacional representam simbolicamente as famílias reais de que descende D.Pedro I, idealizador da Bandeira do Império. Com o passar do tempo esta informação foi sendo substituída por uma adaptação feita pelo povo brasileiro. Dentro deste contexto, o verde passou a representar as matas, o amarelo as riquezas do Brasil, o azul o seu céu e o branco a paz que deve reinar no Brasil.
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
ROSETTA
Caçadora de cometas
O ponto alto da missão será a liberação do módulo Philae, que pousará no cometa 67/P Churyumov-Gerasimenko para estudar a sua superfície.[Imagem: ESA]
Rosetta, a sonda espacial "caçadora de cometas" da Agência Espacial Europeia (ESA), irá aproximar-se da Terra no próximo dia 13 de Novembro para ganhar energia orbital e começar a etapa final da sua viagem de 10 anos, até o exterior do Sistema Solar.
Está previsto que a sonda realize diversas observações do sistema Terra-Lua antes rumar até ao cometa 67/P Churyumov-Gerasimenko, onde um módulo da sonda tentará pousar no cometa.
Esta será a terceira aproximação da Terra e a última das quatro assistências gravitacionais que a Rosetta precisa fazer para alcançar a sua trajetória final. Está previsto que a sonda alcance o ponto mais próximo da Terra às 05h45 do dia 13 de Novembro, no horário de Brasília.
Esta manobra dará à Rosetta o impulso necessário para continuar a viagem até ao exterior do Sistema Solar.
Pousando em um cometa
Em sua jornada, está programado um encontro com o asteroide 21 Lutetia, em Julho do próximo ano.
A nave Rosetta chegará ao seu destino final em Maio de 2014.
O ponto alto da missão será a liberação do módulo Philae, que pousará no cometa 67/P Churyumov-Gerasimenko para estudar a sua superfície.
A sonda Rosetta acompanhará o cometa na sua viagem em direção ao Sol, estudando-o de perto durante os dois anos seguintes.
Rasante sobre a Terra
Quando se aproximar da Terra no próximo mês, a Rosetta terá viajado cerca de 4.500 milhões de quilômetros desde o seu lançamento, ocorrido em Março de 2004.
A sonda passará pela Terra a 13,3 km/s, sobrevoando o Oceano Índico a 109°E, 8°S, ao sul da ilha indonésia de Java. A manobra de assistência gravitacional aumentará a velocidade da nave em 3.6 km/s, relativamente ao Sol.
A equipe de controle da missão realizará uma série de ações críticas antes e depois da passagem pela Terra para assegurar que a Rosetta esteja na trajetória correta.
Os eventos mais importantes são as manobras de correção da trajetória. A primeira delas foi realizada no dia 22 de Outubro. Outras três estão previstas para que a sonda siga a trajetória de aproximação correta.
Apesar da passagem pela Terra ser crítica para conseguir a velocidade necessária para alcançar o seu destino final, a proximidade com o nosso planeta será aproveitada para o estudo do sistema Terra-Lua. Os instrumentos da sonda, que estão em estado de hibernação, serão ativados na semana anterior à passagem pela Terra.
O nosso muito obrigado ao amigo da escola Gelson Dos Santos Silva, pela contribuição dessa informação.
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
domingo, 8 de novembro de 2009
XII OBA - Cerimônia de Premiação
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
sábado, 24 de outubro de 2009
Passeio Mundo Mágico
FESTA DO DIA DO PROFESSOR
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
PRÉ-RENOVAÇÃO 2009/2010
Dia da Aviação e Dia do Aviador
A profissão de aviador está esregistrada no Código Brasileiro de Ocupações (CBO), sob o número 2153l. São pilotos de aeronaves, pilotos de ensaio e vôo e instrutores de vôo. Empregados em 1.629 estabelecimentos de transporte aéreo são 11,3 mil e a remuneração média dos profissionais do ar é de R$ 7.067,85. Os dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) são de 31/12/2006.
No começo da aviação estes intrépidos profissionais contavam apenas com a coragem na conquista do ar. Hoje, altamente capacitados, entre as várias atividades que exercem está a pilotagem de aviões ou helicópteros de grande porte, para transporte de passageiros ou cargas em vôos nacionais ou internacionais. Operam aeronaves com sistemas de navegação aérea automatizados, seguindo plano de vôo pré-estabelecido e aplicando regras de tráfego aéreo e procedimentos de segurança.
História - Após dominar terras e mares, o homem quis ganhar os céus. Os gregos foram os primeiros a se preocupar com os segredos do vôo. O filósofo Arquitas de Tarento, em 400 a.C. teria idealizado uma "máquina voadora" que seria um tipo de papagaio ou pipa. Há 600 anos a.C, os chineses já empinavam suas pipas.
Leonardo Da Vinci idealizou o ornitóptero um artefato voador movido a energia humana, o helicóptero, com hélices movidas por molas e o pára-quedas. O sueco Swedeborg definiu em seus projetos o uso de elementos transversais nas asas, a concepção de um trem de aterragem e de uma coluna de comando de vôo (o manche). Todos esses equipamentos se tornariam padrão nas aeronaves que viriam a surgir
Céu fica mais perto - Em 1890, o francês Clement Ader criou uma máquina voadora a que chamou de "Éole". O engenho era propulsado por um motor a vapor e realizou pelo menos um "salto", com sucesso - atingindo a altura de 20cm sobre o solo, numa distância de 50m. Teria sido esta, segundo alguns, a primeira vez que um aparelho mais pesado do que o ar elevou-se do solo. O Primeiro salto de pára-quedas Aconteceu há 200 anos, em 22 de outubro de 1797, e foi executado pelo pioneiro aeronáutico francês André-Jacques Garnerin.