Escola de Educação Infantil (Jardins I ao IV) e Ensino Fundamental (1° ao 5° ano)
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
BOAS FESTAS!
Formatura do Jardim IV
Atividades de Fim de Ano
Atividade de encerramento no Ginásio Tancredão
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
Matrículas Abertas!!!!!!!!
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
BRINCANDO DE LER EM 3D
Incentivando a leitura, e de uma forma bem descontraída os alunos seguiram até o pátio da escola onde foi montada uma mini biblioteca, na qual os alunos escolhiam os livros para ler. Cada aluno trouxe de casa um livro, o qual foi trocado com um amigo, de forma que todos voltassem para suas casas com um belo livrinho.
Neste dia foi dado início a Leitura itinerante, onde em cada turma foi distribuído dois livros em 3D para que fossem enviados para casa, numa forma de unir a leitura com a atenção dos pais, incentivando o momento "Família-leitura".
Aulas de Capoeira
Mais uma vez a Família ENA traz aos seus alunos e funcionários, o incentivo ao esporte e a cultura com aulas de capoeira.
Trata-se nada mais nada menos do que uma arte e esporte 100% brasileiro, que a partir de 12 de novembro, estará disponível na escola, num misto de incentivo a atividade física e aprendizagem desta cultura.
Aguardamos vocês!!!!
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
Redação premiada pela UNESCO
Tema:'Como vencer a pobreza e a desigualdade'
Por Clarice Zeitel Vianna Silva
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ
'PÁTRIA MADRASTA VIL'
Onde já se viu tanto excesso de falta? Abundância de inexistência. .. Exagero de escassez... Contraditórios? ? Então aí está! O novo nome do nosso país! Não pode haver sinônimo melhor para BRASIL.
Porque o Brasil nada mais é do que o excesso de falta de caráter, a abundância de inexistência de solidariedade, o exagero de escassez de responsabilidade.
O Brasil nada mais é do que uma combinação mal engendrada - e friamente sistematizada - de contradições.
Há quem diga que 'dos filhos deste solo és mãe gentil.', mas eu digo que não é gentil e, muito menos, mãe. Pela definição que eu conheço de MÃE, o Brasil, está mais para madrasta vil.
A minha mãe não 'tapa o sol com a peneira'. Não me daria, por exemplo, um lugar na universidade sem ter-me dado uma bela formação básica.
E mesmo há 200 anos atrás não me aboliria da escravidão se soubesse que me restaria a liberdade apenas para morrer de fome. Porque a minha mãe não iria querer me enganar, iludir. Ela me daria um verdadeiro Pacote que fosse efetivo na resolução do problema, e que contivesse educação + liberdade + igualdade. Ela sabe que de nada me adianta ter educação pela metade, ou tê-la aprisionada pela falta de oportunidade, pela falta de escolha, acorrentada pela minha voz-nada-ativa. A minha mãe sabe que eu só vou crescer se a minha educação gerar liberdade e esta, por fim, igualdade. Uma segue a outra... Sem nenhuma contradição!
É disso que o Brasil precisa: mudanças estruturais, revolucionárias, que quebrem esse sistema-esquema social montado; mudanças que não sejam hipócritas, mudanças que transformem!
A mudança que nada muda é só mais uma contradição. Os governantes (às vezes) dão uns peixinhos, mas não ensinam a pescar. E a educação libertadora entra aí. O povo está tão paralisado pela ignorância que não sabe a que tem direito. Não aprendeu o que é ser cidadão.
Porém, ainda nos falta um fator fundamental para o alcance da igualdade: nossa participação efetiva; as mudanças dentro do corpo burocrático do Estado não modificam a estrutura. As classes média e alta - tão confortavelmente situadas na pirâmide social - terão que fazer mais do que reclamar (o que só serve mesmo para aliviar nossa culpa)... Mas estão elas preparadas para isso?
Eu acredito profundamente que só uma revolução estrutural, feita de dentro pra fora e que não exclua nada nem ninguém de seus efeitos, possa acabar com a pobreza e desigualdade no Brasil.
Afinal, de que serve um governo que não administra? De que serve uma mãe que não afaga? E, finalmente, de que serve um Homem que não se posiciona?
Talvez o sentido de nossa própria existência esteja ligado, justamente, a um posicionamento perante o mundo como um todo. Sem egoísmo. Cada um por todos.
Algumas perguntas, quando auto-indagadas, se tornam elucidativas. Pergunte-se: quero ser pobre no Brasil? Filho de uma mãe gentil ou de uma madrasta vil? Ser tratado como cidadão ou excluído? Como gente... Ou como bicho?
Ela acaba de voltar de Paris, onde recebeu um prêmio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) por uma redação sobre 'Como vencer a pobreza e a desigualdade'
A redação de Clarice intitulada `Pátria Madrasta Vil´ foi incluída num livro, com outros cem textos selecionados no concurso. A publicação está disponível no site da Biblioteca Virtual da UNESCO.
Por favor, divulguem. Aos poucos iremos acordar este "BraSil".
Rematrícula 2012
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
Recital de Flautas
domingo, 2 de outubro de 2011
REF.: 014 ou REF.: 034
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
ENARTE 2011
terça-feira, 13 de setembro de 2011
DESFILE EM HOMENAGEM AO DIA DO SOLDADO
No dia 25 o tradicional desfile do Dia do Soldado, foi brilhantemente conduzido por nossas crianças! Percorrendo as ruas da cidade os alunos fizeram a homenagem aos Soldados, os quais estiveram presentes, representados por alguns pais com suas belas fardas, e pelo nosso Tiro de Guerra, representado pelos atiradores e sua banda.
Num desfile onde o tema foi reconstruindo nossa história, lembramos da “Rua do Café “, os passeios na Praça, os Estádio de Futebol com alguns times como Tabajaras e Esportivo, Campo da Aviação, Clube dos Brotos, o Cinema, o CNEG, o Grupo Escolar, o Ginásio Fidelense e a Estação Ferroviária. O passado se faz presente em nosso dia a dia, e por isso temos que mostrar as nossas crianças que para chegarmos até aqui, tivemos a contribuição de ilustres amigos fidelenses que fizeram a bela história de nossa cidade.
Dia dos Pais 2011
sexta-feira, 5 de agosto de 2011
8º Acampamento ENA - Fotos
preparativos para o embarque rumo ao acampamento
Queimada
amigas para sempre
de quem serão estes pés?
comemorando o niver com os amigos
café da manhã para começar bem o dia
aquecimento e alongamento para caminhada
preparação para a caminhada matinal
Everton o ganhador do MP4 - Concurso "Fique ligado no blog ENA"